Capoeira Angola

 

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MESTRE PASTINHA-BA.

 

 Pastinha, descendente de mãe baiano e pai espanhol, nascido na cidade de Salvador – Bahia. Começou a capoeira devido a um incidente ocorrido quando tinha 08 anos de idade. Um velho mestre que se chamava Benedito, viu Pastinha, que era um garoto franzino, apanhando de um garoto mais velho, então decidiu ensinar-lhe o jogo da capoeira e as mandingas da capoeiragem. Assim todos os dias o menino ao invés de empinar arraia, tradição muito comum entre os jovens naquela época resolveu desistir e ir para casa do mestre aprender a mistura de dança, luta, brincadeira e malicia. O resultado não podia ser diferente, nunca mais apanhou de ninguém veio á crescer e tornou-se um dos principais nomes da capoeira Angola.

Fez de tudo um pouco na vida foi pedreiro, serviu a Marinha de Guerra do Brasil, foi pintor, músico, entregador de jornais, mas seu principal prazer foi ensinar a capoeira , os segredos e os fundamentos.
Foi um verdadeiro mestre dentro e fora das rodas de capoeira. Estava sempre de bom humor, descontraído, bom pai irmão, amigo e um verdadeiro mestre.

Em 1910, após sair da marinha começou sua fase de professor, tendo como seu primeiro aluno Aberê, que foi um exímio capoeirista, sua academia localizava-se no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Em 1941 Mestre Pastinha fundou o centro esportivo de capoeira angola que situava-se no Largo do Pelourinho casa 19. Um antigo sobrado de aspecto muito agradável, logo após aconteceu uma reforma da qual ninguém tinha conhecimento, pediram sua saída informando que logo após ele retornaria ao local.

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Nunca mais ouviu-se sua voz no sobrado, nem as rodas de capoeira que lá aconteciam. Mestre Pastinha não retornou mais e morreu na escuridão de um quartinho localizado no Pelourinho. Outros mestres de Capoeira daquela época vieram á merecer destaque entre eles podemos citar:
Antônio Carlos Moraes (Mestre Caiçara)
João Pereira dos Santos (Mestre João Pequeno)
João Oliveira dos Santos (Mestre João Grande)

CAPOEIRA ANGOLA… CAPOEIRA MÃE


O aluno praticante da Capoeira Angola busca compor os seus movimentos com os do adversário formando um jogo de capoeira bem próximo jogado dentro, neste jogo se usa uma variação de movimentos muito expressivo e ao mesmo tempo certeiros. A movimentação exigida pela capoeira oferece uma grande variedades de recursos aplicáveis ás diferentes situações dos jogos que se desenvolve continuamente, é o espaço da roda que o capoeirista tem para mostrar sua superioridade levando seu adversário a se perder no seu próprio jogo.
A capoeira angola é bem teatral, o contexto do jogo muda, a expressão facial do capoeirista de angola também muda podendo conter várias expressões tais como: raiva, malicia, sagacidade, ingenuidade, cansaço, é um jogo de muita beleza, muita plasticidade, muita humildade.

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Toques capoeira Angola.

Existem vários toques na capoeira angola criados pela velha guarda de Mestres angoleiros, cada toque existe um fundamento a ser seguido no ritmo e no jogo, iremos exemplificar os principais e mas usados toques da angola.

  • Angola
  • Angolinha
  • São Bento Pequeno
  • São Bento Grande de Angola
  • Cavalaria
  • Lamento
  • Samango
  • Muzenza
  • Santa Maria
  • Idalina
  • Jogo de dentro
  • Apanha a laranja do chão.
  • Samba de roda.

Angola.

É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar, com muita expressão corporal e malicia.                           Executado com instrumentos e musicas sem as palmas.
 Angolinha. 

É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.

São Bento Pequeno.

É o toque para jogo cadenciado, jogado ao pé dos berimbaus com muito controle, jogo baixo, onde os jogadores jogam próximo mas sem se tocar, também pode executar as chamadas de angola (passo a dois), Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.                     Executado com instrumentos e musicas com duas palmas.

São Bento Grande de Angola

É o toque mais original e conhecido da capoeira. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos, o jogado fica livre pra apresentar o seu jogo, em baixo e em cima, podendo também executa floreios e movimentações. Executado com instrumentos e musicas com 3 palmas, ou palmas corridas (de terreiro).

 

Cavalaria 

É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e da República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar a chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

 

Lamento 

É o toque triste fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres e capoeirista.

 

Samango

Criação de Mestre Canjiquinha. É lutado de lado, tem a presença de poucos movimentos. Sua característica de manifestação é a chapa giratória, a chapa de lado, rasteira e voo de morcego.

 

Muzenza

Toque originário do candomblé, criado pelo Mestre Canjiquinha. Na capoeira demonstra-se desprezo pelo adversário.
Santa Maria

É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incita o jogo mas não incentiva a violência.

Idalina

É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

 

Jogo de dentro

Como o nome já diz, é um jogo próximo um do outro com marcações e achadas, jogado ao pé do berimbau baixo e ritmado.

 

Apanha a Laranja do Chão Tico-Tico

Nas festas de Santa Bárbara, era usado para o “torneio” que consistia no seguinte: dois capoeiristas exibiam-se tentando apanhar com a boca um lenço branco que era jogado no meio da roda, consagrando-se vencedor, aquele que o apanhava O referido toque é acompanhado da melodia do mesmo nome, que originou-se deu uma brincadeira de roda, muito conhecida em rodas que tem a presença de mestres antigos que botam uma cédula no meio da roda e começam a jogar em busca dela.
Barravento

Toque rápido, bonito e agradável de se ouvir, em que o solista demonstra os infindáveis recursos de repique que há no berimbau. O jogo é solto, muito à vontade; é uma demonstração de alegria.
Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.
É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus, ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha

 

Samba de Roda

É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.

Existe vários outros toques da angola criado por vários Mestres e os apresentados aqui foram os mas conhecidos e executado nos da Ginga Brasil trabalhamos respeitamos e preservamos todos os toques e fundamentos da capoeira ANGOLA.